domingo, março 20, 2011

Poder e sucesso, justiça e santida

Por Jung Mo Sung

A nossa esperança e o nosso testemunho não podem ser fundados na fé em Deus-poder ou na divinização de alguma pessoa, grupo social ou instituição. A fé cristã nos apresenta um caminho inverso: ao invés da divinização de um ser humano muito poderoso ou de alguma instituição social (como o mercado) ou religiosa – proposta sedutora de muitas religiões e ideologias sociais –, o Evangelho de Jesus nos propõe um Deus que se esvazia do seu poder divino para entrar na história como escravo, e como escravo se assemelhar ao humano (Filipenses 2.6,7).

Deus se revela no esvaziamento do poder para mostrar que o poder e o sucesso não são sinônimos da justiça e da santidade. Pessoas ou igrejas que se consideram justas e santas porque são ricas e/ou poderosas ou porque têm muito ibope não conhecem a verdade sobre Deus e sobre o ser humano. Não é a riqueza que lhes dá dignidade e justifica a sua existência; a nossa existência está justificada e nós somos dignos antes da riqueza, poder ou sucesso, pois nós somos justificados pela graça de Deus que se esvaziou do poder porque ama gratuitamente a toda a humanidade e a toda a criação.

Essa fé e esperança podem ser experienciadas quando perseveramos na nossa opção pelos pobres e por uma Igreja mais servidora do Povo de Deus, mesmo quando a contabilidade de nossa luta e a frustração pessoal nos diz que não há mais por que esperar. No momento em perseveramos somente porque amamos é que podemos testemunhar esta esperança que é a esperança cristã, que nasce da morte na cruz de um Deus encarnado.

______________
Jung Mo Sung é professor no Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo e concentra suas pesquisas na relação entre teologia/religião – economia – educação.

11 comentários:

CRISTIANISMO DE VERDADE disse...

ola juliano! paz do senhor!
estive em ribeirao preto no clama ribeirao preto. a proposito que palavra abençoada. gostaria de tirar uma duvida : vc crê nos cinco pontos do clavinismo?

se sim gostaria q me explicasse. se nao o pq de nao acreditar.

atecionsamente , lucas .

ps: estou ansioso pela sua resposta. ok?

CRISTIANISMO DE VERDADE disse...

ops. eu disse clavinismo. mais quiz dizer calvinismo.

CRISTIANISMO DE VERDADE disse...

kkkkkkk

Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz disse...

olá senhor Juliano, sou Luiz da igreja edificando em cristo onde teve o congresso nos dias de carnaval.

Acho muito interessante o seu ponto de vista com relação a seriedade do evangelho em sua forma pura, achei por acaso seu blog, creio que há uma semana, e vi a data de fevereiro no ultimo post, me surprendi de ver esse com a data de hoje pensei que os posts teriam um espaçamento grande entre eles. São informações muito legais, dividi com a liderança da minha igreja, não tenho muitas fontes a estudos como esse.Seria bom se o Sr postasse mais vezes mas compreendo que voce deva ter uma agenda bastante cheia, de toda forma obrigado, voce tem sido um instrumento de Deus para abençoar muitas vidas, sendo a minha uma delas.

Paula Sanchez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula Sanchez disse...

É verdade amados irmaõs. Santidade e justiça não tem nada a ver com riquezas. Por isso creio que os irmãos mais honrados serão aqueles que abriram mão de suas vidas por amor ao Senhor e às almas perdidas. E que entendamos que não crescemos à medida que enriquecemos e sim, que diminuímos... você é uma bênção pra nossa geração Juliano.

Leandro Barreto disse...

Obrigado Juliano, pq tenho aprendido muito com seus textos, hoje tenho mais conhecimento em buscar as riquezas espirituais do que as materias, claro q não seja errado vc querer crescer materialmente, mais concerteza as coisas do céu que duraram para sempre, essas tem que serem primordiais em nossas vidas, e tem um ponto que é muito importante tbm, não adianta nada ficarmos apenas estudo na teologia e não partir para a ação, para a práticar, que venhamos absorver os textos, estudos, palavras,para as nossas vidas e pratica - las para a Glória de Deus!

Anônimo disse...

Bom dia.
Sou Evangélico, atualmente congrego no Ministério Ágape de São Leopoldo - RS.
Queria alertá-los de um "Pastor" da Cidade de Caxias do sul, que fugiu da cidade, abandonou a esposa, filho, igreja, deixando inclusive 130 mil de dívidas, indo, segundo informações, em direção a São Paulo.
Junto com suas bagagens levou de carona a esposa de um membro, com 22 aninhos, ele tem 49 anos.
Chama-se Adão Tadeu Maciel de Sá, entitula-se Apóstolo e profeta, era da Catedral de Avivamento de Caxias do Sul.
Por favor não deixem este elemento entrar e fazer estragos em suas igrejas, trazendo maldição e escandalo para as igrejas, divulgem a todos os colegas de ministério do RS, SC, PR, SP e MG.
Estou divulgando isto, pois congregamos com ele por um tempo, quando começamos a confrontrar algumas coisas e tentar marcar uma reunião em separado visando esclarecer alguns fatos, fomos deixados de lado (disciplina), como se estivéssemos em rebeldia contra nosso líder.
Também sou um dos avalistas que terá que pagar o aluguel da igreja atrasado.

Sem mais.
Grato.

Claudinei.
51 - 9846 6444

Raul nascimento disse...

QUE BELA A PALAVRA

instrumento de Justica disse...

Paz a todos irmaos eu sou de Mocambique aqui na Africa, tenho muito aprendido com O Ministerio LIVRES PARA ADORAR Todos os dias ate data hoje tenho escutado sua msg o DvD MAIS UM DIA a msg pra que outros possam viver e preciso morrer e nao me canso porque o Espirito de Deus tem renovado que acada dia aprendo mais e mais e empenhando oique tenho aprendido. que u dia Deus me conseda a chance de ser envolvido pelo Espirito Santo ao vivo num dos concertos em nome de Jesus. Nielsen Silvestre